A Importância das Artes Marciais na Educação


Artes_Marciais_600_x_400.png

  Os benefícios adquiridos pela prática das artes marciais são inquestionáveis quando aplicado a pessoas que buscam por qualidade de vida, filosofia, autoconhecimento e até mesmo rendimento competitivo.

  Quando aplicado como instrumento sócio educativo, quais os resultados que podemos esperar?

  Em geral, quando bem contextualizadas de acordo com os propósitos da educação e sempre bem direcionadas, proporcionam benefícios e auxiliam o processo de desenvolvimento integral do ser humano, independentemente da sua faixa etária.


  As artes marciais podem ser trabalhadas de forma lúdica, cultural, educativa e treinamento, desencadeando na melhora do rendimento escolar, pois despertam valores nos estudantes que estão por muitas vezes dormentes na sociedade, como: Perseverança, organização, disciplina e família.

  Outros aspectos são desenvolvidos durante a prática constante, visando o desenvolvimento físico, motor, psicoafetivo e cognitivo, levando o estudante a aprimorar a concentração, clareza e foco da mente, interesse nos conteúdos escolares, além de criar novas variáveis motoras, como: Velocidade, precisão, equilíbrio, força e coordenação.  

  Independente da arte a ser trabalhada, o importante é que seja apresentado aos alunos o conteúdo que compõe o caminho a ser percorrido, devemos nos atentar em transmitir história, filosofia, caráter, esforço, caminhos de vida que ela oferece e as lições de morais e não apenas a técnica e o físico, só assim os benefícios serão alcançados com êxito.

  Façamos como os orientais que apostam no estudo, tendo como auxílio atividades extraclasse, esporte e artes marciais no desenvolvimento educacional, pois as atividades prazerosas aumentam o desempenho escolar, identidade social, segurança e autoconfiança.