Pesquisa Empreendedora


f055b8_23fd350f66aa4f0a915b1569a1ca5603.jpg

Resumo: O empreendedor deve pesquisar muito, todos os detalhes referentes ao negócio que deseja montar como fornecedores, consumidores e concorrentes. Conhecer case de sucesso e que não deram certo, assim podendo ter uma base do que será necessário para começar e o quanto precisará investir. Com isso chegara a um resultado se é viável ou não o negócio, conhecer o mercado, planejar todos os detalhes e identificar novas oportunidades.


Um empreendedor no momento em que tem um insight para a montagem de um negócio é necessário que realize uma pesquisa sobre diferentes assuntos e partes que compõem um Empreendimento e isso será fundamental para o sucesso ou fracasso da empresa. Através disso sabemos se é viável ou não montar uma empresa no ramo em questão.



 

O empreendedor em primeiro lugar deve pesquisar muito sobre o ​Ramo escolhido e cada divisão do mesmo, detalhando tudo em um mesmo lugar para não perdermos o raciocínio. Devemos identificar se o Ramo que estamos ingressando não esta saturado, se haverá campo para trabalhar e clientes que possam atender as necessidades da empresa para se manter em funcionamento e progredir gradualmente. Indico para vocês o site MindMeister, ele é muito bom para montarmos nossas ideias e o aplicativo Ferramentas do Movimento Empreenda para celular poderão te ajudar e muito nessa hora.


Seguindo com as pesquisas deve-se pesquisar, após ter total conhecimento do ramo, quem são os Clientes que frequentariam ou comprariam seu produto ou serviço. Necessário sabermos quais seus costumes e hábitos, quantidade média de vezes que frequentam a empresa ou consomem o produto no mês, ticket médio gasto para isso e o principal, qual o motivo que os leva a frequentar seu estabelecimento ou consumir seu produto.


 


 

Temos que conhecer muito bem também nossos ​Concorrentes e quem é o principal concorrente, porque os clientes gostam dessa marca, qual o diferencial dela e qual o seu diferencial em relação a ela, valores e produtos que comercializa diretamente e indiretamente, assim como produtos em paralelos que podem ser consumidos pelos clientes.


Os fornecedores são o próximo passo a serem pesquisados, eles são de extrema importância para que o negócio se torne viável. É necessário realizar um cadastro e constar dois fornecedores por matéria prima, produto ou serviços, assim não ocorra dependência de uma única empresa e a falta de insumos necessários no estabelecimento. Devemos levar em conta distância física, referências, custo de frete, qualidade, prazo de entrega, capacidade de fornecimento, preço e forma de pagamento.


 


 

Cases de sucesso são ótimos para sabermos como começar, pois se obteve sucesso em determinado assunto as chances de não dar errado são maiores, lembrando que não há uma fórmula, o que funciona para uma empresa poderá não funcionar para outra do mesmo ramo. Por isso é interessante que sejam analisados Cases de Fracassos também pois mostrará os riscos de entrar no ramo e onde devemos tomar mais cuidado com nossa empresa.


Valor total do Investimento esse assunto vamos falar um pouco mais a frente em Plano de Negócios, porém com uma pesquisa é possível chegar próximo do real que será necessário investir para que a empresa exista e funcione.

Após todas essas pesquisas já é possível termos uma noção se é Viável ou não montar o negócio. Para sim podermos passar para a próxima fase, se aprofundar mais em cada detalhe da empresa.

tipos_investimento.png

Fique sempre atento a Novas Oportunidades dentro do Ramo e fora delas, às vezes podemos modificar o negócio e alavancar os lucros apenas com uma leve alteração e oportunidades que nem imaginamos. Por isso abra bem seus “olhos”, pesquise sempre sobre todos os temas que tratamos e sobre coisas novas no ramo e assim sua empresa será sempre atualizada e moderna.