Whatsapp - Corporativo


Com o crescimento dos meios de comunicação e as redes sociais, assim como o aumento pela procura de ferramentas para diminuir os gastos, muitas empresas optaram pelo Whatsapp, uma das redes de comunicação que mais cresceu nos últimos anos. São mais de 900 milhões de usuários ativos.

Esse meio de comunicação chegou ao meio corporativo e as empresas estão utilizando de varias formas a plataforma, na área do marketing dependendo do trabalho realizado a empresa chega a crescer 300%. Outras empresas utilizam para comunicação direta com seus clientes, facilitando a interação e diminuindo o tempo de espera por respostas sobre produtos e dúvidas.

Voltando para o tema em questão, a comunicação corporativa, entre os lideres e liderados ou gerência e lideres, deve ser feito com muito cuidado e o importante é que sejam criadas regras e normas para a utilização no ambiente de trabalho e dentro do horário.

O ideal é que não ultrapasse o horário do expediente de trabalho com muita frequência, porque o funcionário poderá se sentir incomodado, como se estivesse 24h trabalhando, além do mais que essa comunicação poderá entrar como hora extra se for algo que acontece com regularidade. Os assuntos que forem tratados no grupo do Whatsapp devem ser relembrados através de um email, o que foi resolvido e decidido pela maioria, para que não haja problemas em relação a não leitura das conversas, o colaborador não deve se sentir obrigado em ler ou responder fora do horário de trabalho.

O tipo de linguagem também pode atrapalhar a utilização do Whatsapp, as pessoas acham que só porque estão utilizando um meio de comunicação mais informal, a relação torna-se mais informal, isso é um engano enorme, pois continuamos tratando com nossos lideres e colaboradores de cargos mais altos. Assim como a utilização de Emoticons para finalizar conversas não condizem com o ambiente do grupo de trabalho, utilizar termos no diminutivo como “Que Gracinha!!”, “Bonitinho”, “Brigadinhaaa” não podem fazer parte também.

Outro ponto que se deve tomar cuidado são os assuntos, pois um grupo de trabalho é composto por inúmeras pessoas, cada uma tem sua vida, seu jeito, suas crenças, entre outras peculiaridades. Uma brincadeira feita pode criar um “clima tenso” no ambiente de trabalho, por isso tudo que for postado deve ser pensado com cautela em todos os problemas que aquele compartilhamento pode causar.

Por isso que em todas as empresas que prestamos assessoria e treinamento, instruímos que sejam criados os grupos para facilitar as informações, mas que junto sejam criados as Normas de Utilização.